Quando a arte ajudava a vender videogame


Quando a arte ajudava a vender videogame (via Update or die)


A galera do site The Verge fez um compilado de artes emblemáticas dos cartuchos de Atari da década de 1980. Se você é um gamer old school deve se lembrar de como eram importantes as ilustrações nas caixas dos jogos para dar uma noção sobre a temática do jogo para o usuário. Devido aos gráficos limitados muitas vezes era difícil abstrair sobre o que estava acontecendo na tela e o desenho ajudava a contextualizar as situações e o gameplay. A imagem abaixo mostra um pouco disso. O game Warlords ficaria difícil de ser categorizado como uma batalha medieval somente baseado na simplicidade de sua interface. Logo, a arte da caixa ajuda a localizar o player na temática do jogo.




Alguns artistas da época criaram verdadeiras obras de arte para compor as embalagens de cartucho da plataforma Atari. Sem dúvida nenhuma é uma referência fundamental para quem curte estudar a história dos games.



Essas artes incríveis ajudavam os jogadores a lidarem com a abstração representada pelos poucos pixels da tela. O livro 'Art of Atari' lançado pela Dynamite, passa pelos 40 anos dessas artes.

Algumas ilustrações originais vieram de coleções particulares e não eram vistas pelo público a um bom tempo.

A introdução é do Ernst Cline, o criador do incrível 'Jogador N.1' (o meu está me esperando aqui na estante), que é uma obra inteira dedicada à cultura nerd da época do Atari.

Dá uma olhada nas ilustrações incríveis:








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resgatando o retrô